Sexta-feira, 11 de Maio de 2012
#entrega05

De acordo com o diagrama de Gantt elaborado no início da unidade curricular de Projecto, e com o percurso de desenvolvimento da aplicação até agora explorado, chegou o momento da entrega do protótipo de alta fidelidade do WiP iTV – módulo V. De certa forma, este protótipo permite-nos testar as funcionalidades a que nos comprometemos desenvolver, bem como ter uma maior noção de qual será o impacto que a nossa escolha gráfica terá no utilizador ao recorrer a um comando. Para além disso, clarificou-nos em relação à nossa escolha técnica, uma vez que entendemos que as tecnologias a utilizar foram bem escolhidas e que somos capazes de enfrentar os problemas que nos surjam ao longo do desenvolvimento.

 

É de realçar que a criação deste protótipo levantou pequenas questões que ainda não tinham sido abordadas, e também a alguns desafios, principalmente técnicos.

Como é possível verificar, se colocarmos a especificação técnica e o protótipo de alta-fidelidade lado a lado, existe alguma diferença gráfica, nomeadamente na opção de focus. Após desenvolvida a aplicação, entendemos que a opção de focus (preenchimento em azul claro do campo seleccionado) não era suficientemente distintiva. Para resolver este problema, em conjunto com o orientador, chegou-se à conclusão que a utilização de um rebordo laranja na zona de focus seria uma excelente escolha, uma vez que permite uma maior distinção com os restantes elementos, acabando assim por resolver outros problemas em relação ao focus dos vídeos bem como dos detalhes das ofertas.

Ao nível técnico, o principal desafio baseou-se na implementação da API do Youtube, uma vez que se entendeu que tanto os utilizadores como as próprias empresas poderiam adicionar um endereço do seu vídeo do Youtube de forma a estar disponível aos vários utilizadores da aplicação, sendo esta funcionalidade muito importante principalmente para televisão. Enquanto que nos detalhes das ofertas apenas irá estar presente um (1) vídeo, já nos detalhes das empresas irão estar disponíveis um conjunto deles, pelo que se torna mais difícil principalmente a implementação do thumbnail (modo “cue”) dos vídeos. Para esse problema que irá fazer parte do desenvolvimento da versão Beta, o grupo já está a investigar possíveis soluções e começa a conseguir chegar a um consenso.

 

Em relação ao resultado obtido após as últimas semanas de desenvolvimento, concluímos que conseguimos de certa forma cumprir o que nos tínhamos comprometido a desenvolver, conseguindo também efectuar algumas pesquisas e testes para eventuais problemas que iremos enfrentar ao longo do desenvolvimento de todas as funcionalidades relacionadas com as empresas.

 

Figura 1 - Mapa de navegação com os respectivos ecrãs desenvolvidos

 

Para perceber qual o resultado final desta entrega, mostramos um pequeno vídeo tutorial que explica o que foi desenvolvido e como interagir com a aplicação.

 

 

 

Para uma interacção mais pessoal, disponibilizamos um ficheiro “.exe” que permite usufruir da aplicação em pleno. Apenas gostaríamos de salientar que não estará disponível um vídeo a simular o canal visualizado, pois o tamanho deste (em Mb) não justifica a sua utilização. No entanto, estará presente uma imagem em substituição do vídeo. O facto do vídeo do canal não estar disponível faz com que não seja possível controlar o volume do mesmo estando este controlo apenas disponível para os vídeos do Youtube localizados no “Perfil”, detalhes da oferta da “Optimus” bem como da “Vodafone”.

 

Ficheiros do protótipo de alta-fidelidade para download

Download prototipo_alta_fidelidade_Wip_iTV.rar

 

Para utilizar a aplicação estão disponíveis as seguintes teclas do teclado cujo comando está associado bem como o seguinte utilizador:

 

Dados de Login

Username: wipitv

PIN: 1234

 

Teclas de navegação do teclado

 

CTRL+F: visualizar a aplicação em FULLSCREEN

F3: inicia a aplicação

Setas de navegação: permitem navegar ao longo da aplicação

ENTER: tem a função de ENTER/OK para submeter as operações correspondentes

BACKSPACE: permite apagar caracteres quando estiver a utilizar o teclado virtual ou a inserir dados numa caixa de texto

PAUSE/BREAK: permite reduzir o volume dos vídeos do Youtube bem como do canal de fundo

END: permite aumentar o volume dos vídeos do Youtube bem como do canal de fundo

F2: permite eliminar o volume dos vídeos do Youtube bem como do canal de fundo

HOME: possui a função do botão de VOLTAR

p: efectua uma pausa nos vídeos do Youtube

l: efectua a função de PLAY nos vídeos do Youtube

r: efectua o REWIND nos vídeos do Youtube

f: fecha os vídeos do youtub Youtube e quando estão a ser visualizados

 

Teclas de navegação do comando



Figura 2 - Configuração das teclas de navegação no comando

 

 

Alguns aspectos a ter em conta

 

Tendo em conta todas as decisões realizadas até ao momento presente, nomeadamente as escolhas gráficas e técnicas, o resultado do actual protótipo enquadra-se no previsto, tanto pela equipa de desenvolvimento, como pelos orientadores responsáveis pelo acompanhamento. No entanto, e porque existe sempre melhoramentos a realizar e o tempo é sempre um obstáculo nestas entregas, não nos foi possível implementar todas as melhorias, aconselhadas durante esta semana.

Tais como: 

- Alteração do mapa de navegação, uma vez que se chegou à conclusão que seria um bom progresso a criação de mais um menu de forma a dividir as ofertas por “Ofertas recomendadas” e “Todas as ofertas”, ficando assim estas mais organizadas;

- Desenvolvimento de algumas funcionalidades em relação às notificações, como por exemplo a possibilidade de visualizar quantas estão por ler, e a alteração para “Lida” após aceder a uma das ofertas das notificações.

- Alteração do posicionamento de alguns elementos presentes nos ecrãs das ofertas;

- Alteração da navegação na operação “Filtrar”, uma vez que na transição dos distritos para os interesses e vice-versa deve ser feita ao mesmo nível e não de acordo com a seleccionada anteriormente como está desenvolvimento neste momento;

- Utilização de uma pequena janela a confirmar a submissão das várias operações (Procurar, Filtrar e Ordenar);

- Adicionar um som como feedback a cada interacção.

 




.Copyright

Creative Commons License

Blog JobFinder iTV is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Portugal License
.Colaboradores
.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Junho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
19
20
21
23

24
25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. #oFim

. #paraQuemNãoDorme

. #orientação14

. #entrega06_testes

. #entrega06_beta

. #testes

. #aula13

. #orientação13

. #paraQuemNãoDorme

. #aula12

.tags

. todas as tags

.arquivos

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

blogs SAPO
.subscrever feeds