Quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2012
#orientação01

Resumo da primeira reunião de orientação do projecto:
Em primeiro lugar é importante referir que foi necessário a presença dos três grupos que constituem o serviço de JobFinder, nas suas três plataformas: web, mobile e iTv, tal como os respectivos orientadores, professores Ana Carla Amaro, Telmo Silva, Pedro Almeida e Jorge Ferraz. A partilha de ideias e fundamentos do conceito JobFinder permitiu esclarecer o seu objectivo, que não é o de servir de um motor de busca para quem procura um emprego mas sim o de se constituir como um agente personalizado na procura deste. Desta forma, a noção passa, não apenas pela agregação de feeds de ofertas de emprego que já se encontram disponibilizadas em diversos websites que servem esse propósito mas também, por todo um revestimento social, característico da Web 2.0, onde a interacção em comunidades virtuais ganha cada vez mais peso.
Este conceito é transversal às 3 plataformas, sendo que se chegou à conclusão que será fundamental existir um elo que os una e identifique como sendo parte de um todo, mas não esquecendo que cada plataforma tem as suas especificidades. Um desses elos é o design gráfico que terá de ser discutido entre os elementos dos 3 grupos, de onde surgirão depois propostas e se chegará a um consenso. Outro é a base de dados, que tem de ser comum, visto que um utilizador poderá aceder à sua informação pessoal, sem estar dependente da plataforma que utiliza. Mas também é importante realçar que existe funcionalidades que não poderão ser implementadas em todos os sistemas pois existe limitações em algumas áreas, como é o caso do nosso projecto que é orientado para a televisão interactiva.
Como funcionalidades a implementar decidiu-se, desde já, a existência de um registo de utilizador, conectado ao Facebook, que lhe permite anunciar as suas preferências, para que exista uma melhor filtragem dos feeds, sem que exista informação irrelevante para o mesmo. Já integrando a componente social, os utilizadores terão a possibilidade de comentar as ofertas de emprego, comentários estes poderão ser anónimos, visto que a partilha de opiniões pode levar a danos colaterais para o comentador. Nesta medida também se estuda a hipótese de filtrar os visualizadores dos comentários, como é feito pelo Facebook (só a amigos, a conhecidos, etc.).
Na apresentação dos conteúdos ter-se-á em conta a relevância da oferta para os vários utilizadores, sendo que são apresentados por uma espécie de ranking das melhores ofertas. E aqui entra então a vantagem competitiva para as empresas que queiram integrar o seu recrutamento no JobFinder, onde poderão anexar a suas ofertas de emprego vídeos promocionais/institucionais (bastante acessível no caso da iTV).  
No que diz respeito ao feedback da aplicação, sugeriu-se a criação de um questionário de respostas fechadas, cujas perguntas surgirão de forma isolada e distanciadas temporalmente, para evitar cansar o utilizador. 
Foi-nos também aconselhado procurar a opinião de potenciais utilizadores, seja futuros empregados ou empregadores, para que se recolha de forma mais objectiva os prós e contras de cada funcionalidade.
Como tarefa para a próxima reunião de orientação, dia 29 de Fevereiro, foi-nos pedido a apresentação em esquema das componentes da aplicação, isto é, aquilo que esperamos que ela faça. Esta é dividida em 20 minutos para o que é comum aos 3 grupos e 10 minutos para cada plataforma.
 




.Copyright

Creative Commons License

Blog JobFinder iTV is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Portugal License
.Colaboradores
.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Junho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
19
20
21
23

24
25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. #oFim

. #paraQuemNãoDorme

. #orientação14

. #entrega06_testes

. #entrega06_beta

. #testes

. #aula13

. #orientação13

. #paraQuemNãoDorme

. #aula12

.tags

. todas as tags

.arquivos

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

blogs SAPO
.subscrever feeds