Quarta-feira, 29 de Fevereiro de 2012
#orientação02

Mais uma vez, e como foi referido no post da primeira orientação, foi necessário a presença dos três grupos que constituem o conceito do JobFinder. De um modo informal, todos os membros dos grupos expuseram o que se pensava ser as funcionalidades transversais às três plataformas e cada grupo especificou as características diferenciadoras de cada plataforma. No entanto, após discussão com os orientadores verificámos que seria necessário, tanto a nível técnico como a nível estrutural, modificar algumas das funcionalidades, tendo em conta a utilização comum e quotidiana de cada plataforma. Desta forma revimos as prioridades e o que seria mais indicado para a nossa aplicação, fazendo uso dos conceitos “visão”, “vídeos” e “conforto”. Assim focamos o desempenho da iTV na informação relacionada com as empresas, cujas ofertas de emprego se encontram na nossa aplicação.  Para um conhecimento mais acessível ao utilizador, com recurso a poucos cliques no comando, esta informação estaria dividida em 5 partes: descrição/bio da empresa; condições de trabalho da empresa (galeria de fotos); localização da empresa (mapa); clipping (artigos e notícias acerca da empresa); e situação económico-financeira da empresa. As fontes destas informações foi um assunto discutido mas não decidido, tendo em vista websites como Linkedin, Flickr, Google, entre outros. No que diz respeito aos vídeos das empresas é importante distinguir os três tipos de conteúdos dos mesmos: vídeos independentes/não oficiais, corporativos e de testemunhos. No entanto o recurso a vídeos não oficiais poderia levar a conteúdos não correspondentes à empresa e a falsa informação para o utilizador, visto que a utilização do Youtube como fonte levaria a vídeos colaterais, tendo em conta o uso de tags iguais, por exemplo. Porém, tendo em conta que seria essencial a existência de vídeos acerca da empresa, para aproveitamento do potencial da iTV, não poderíamos depender apenas da hipotética disponibilização dos vídeos corporativos. Assim, por fim optámos por um modelo misto em que existe uma coexistência de conteúdos distintos: tanto os que são de produção e acesso livre na internet como também os que são disponibilizados pelas empresas. Referiu-se ainda a possibilidade de existir vídeos de dicas para aumentar a empregabilidade como por exemplo qual a melhor postura a ter numa entrevista, e também notificações em tempo real, assunto este que ainda está a ser pensado.

Em relação à agregação de feeds das ofertas das empresas  foi proposto a cada grupo a implementação técnica com um website  já existente nesta área. De realçar que esta decisão de agregar feeds faz sentido, na medida em que é fulcral numa fase inicial da aplicação, para que esta contenha uma variedade de ofertas e conquistar utilizadores logo de início.

 No que diz respeito às tecnologias a implementar foi aconselhado o conhecimento das API do Linkedin e, sendo que o uso da MEObox requer a aprendizagem da linguagem de programação C.Sharp, desconhecida para os membros deste grupo, abordou-se a possibilidade de outra solução técnica: o Flash. Esta, comparando com a anterior, teria como vantagem o nosso conhecimento de utilização e liberdade de aplicar as funcionalidades pretendidas para este projeto, visto que as especificações do MEObox limitarão o desenvolvimento do mesmo, como é o caso da memória e do processador utilizados. De realçar que a escolha do método a utilizar ainda continua por decidir.

 

Nós todos atentos na reunião dos assustados... Fotógrafo Prof. Jorge Ferraz Abreu por Iphone

 Nós todos atentos na reunião dos assustados... Fotógrafo Prof. Jorge Ferraz Abreu por Iphone

 

 




.Copyright

Creative Commons License

Blog JobFinder iTV is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Portugal License
.Colaboradores
.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Junho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
19
20
21
23

24
25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. #oFim

. #paraQuemNãoDorme

. #orientação14

. #entrega06_testes

. #entrega06_beta

. #testes

. #aula13

. #orientação13

. #paraQuemNãoDorme

. #aula12

.tags

. todas as tags

.arquivos

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

blogs SAPO
.subscrever feeds